terça-feira, setembro 19, 2017

Como economizar dinheiro


                                                        

 
Acredito que toda pessoa tem algum objetivo que envolva dinheiro, seja comprar a tão sonhada casa própria, fazer aquela viagem de férias em família, comprar um carro, fazer faculdade, fazer a festa de casamento, montar o próprio negócio, enfim fazer várias outras coisas. Mas, para isso, sabemos que precisamos de dinheiro e com o custo de vida de cada pessoa ou até mesmo com a atual realidade financeira que o país vem enfrentando, o salário mal dá para pagar as contas e olhe lá.

Baseado em desejos pessoais que é a conquista da casa própria, montar o próprio negócio (a lista é maior, mas, vou parar por aqui), resolvi contar como estou fazendo para guardar dinheiro.

Primeiro você tem que ter uma renda, um emprego fixo, fazer um bico, revender alguma coisa, uma mesada dos pais, não importa o fato é que tenha uma maneira de ganhar dinheiro, lógico de forma honesta; agora eu recomendo que você abra uma caderneta de poupança, a conta fácil da caixa é muito simples de abrir, não precisa depositar nenhum valor inicial, você só precisa comparecer a uma casa lotérica munidos de RG, CPF, comprovante de residência, originais e cópias, feito isso vamos separar uma porcentagem do seu suado dinheiro para depositar na sua poupança todos os meses.

Tem gente que consegue guardar dinheiro em casa nos famosos porquinhos, até mesmo cofrinhos improvisados como garrafa pet, particularmente já tentei algumas vezes guardar dinheiro no porquinho, mas confesso que não levou muito tempo para que eu o abrisse na primeira oportunidade. Por essa razão acho mais seguro guardar na caderneta de poupança. Há outra coisa não importa a quantia a ser depositada se for R$ 5, 10, 20... 100, o que importa é que você crie o habito de guardar dinheiro.

Um perigo para quem quer guardar dinheiro é o famoso cartão de crédito, eles vêm cheios de armadilhas disfarçadas de facilidades e oportunidades, e se a pessoa for consumista acaba se afundando em dívidas na maioria das vezes desnecessárias, se você for esse tipo de pessoa que não resiste a uma promoção evite o máximo os cartões de crédito. Quando você ouvir a frase parcela em dez vezes sem juros, corra, mas, corra muito é cilada (rsrs), não compre só por que a mercadoria está com desconto, por exemplo, a bolsa maravilhosa está com 30% desconto, a primeira impressão que você tem é de estar economizando esses 30% , quando na verdade você estará gastando 70%, então fiquem atentos a essas pegadinhas.

Tenha um caderno, agenda ou bloquinho (post its) e registre todas as suas despesas, não deixe passar nada, anote desde as contas fixas (chamo assim as contas como luz, água, telefone...), as compras de urgência, por exemplo, algum remédio, assim você saberá para onde seu dinheiro está indo, com certeza você já falou ou já ouviu alguém falar não sei para onde meu dinheiro está indo, não dá para nada.

 Quando você sentir vontade de comprar algo se pergunte, se você quer e precisa ou se você apenas quer comprar por comprar, priorize e só compre o que realmente você precisar, não saia comprando só para suprir um desejo que na maioria das vezes é momentâneo, já comprei coisas que acabei nem usando, mas, comprei por que acreditava que queria ou por estar na promoção, foque sempre nos seus objetivos.
 

 

Beijos e até mais!

Um comentário:

  1. Rô, falou tudo, sem foco nada existe. Amei aqui e vou seguir suas dicas. Beijo http://mihfarbo.com

    ResponderExcluir